Sempre no caminho da liberdade
Quem vive para a política faz disso a sua vida num sentido interior: ou disfruta da mera posse do poder que exerce ou sustenta o seu equilíbrio interior e a sua dignidade própria com a consciência de dar um sentido à sua vida, graças ao serviço prestado a uma causa.
Max Weber, A Política como Vocação
Rui Rocha enquanto presidente da Iniciativa Liberal trouxe o liberalismo como opção política a mais portugueses que nunca! Cumpriu com empenho e coragem a sua liderança! Este ciclo político terminou e chegou a hora de dar um novo passo em frente. O país com que hoje nos deparamos está magoado por extremos opostos, mas que em comum partilham o estatismo, o ódio e a desvalorização da cidadania. A resposta da Iniciativa Liberal é firme e é clara: É prosperidade, é liberdade, é a ambição de desejar um país melhor e de encontrar soluções que funcionam. A nossa resposta é a Mariana Leitão.
Os liberais de Lisboa agradecem o trabalho e liderança do Rui Rocha nos últimos anos, o trabalho visível e árduo de trazer esperança aos portugueses e a certeza que será com soluções liberais que alcançaremos patamares mais altos. Neste momento de mudança, não deixamos de reconhecer o que se mantém igual: estaremos sempre no caminho da liberdade!
Boa sorte, Mariana Leitão! Lisboa conta contigo!
PARTILHA:
Um combate Por Ti, Lisboa!
Por: Rodrigo Mello Gonçalves, Coordenador do NT de Lisboa e deputado na Assembleia Municipal de Lisboa
Nas próximas eleições de 12 de Outubro, decidir-se-á o futuro de Lisboa para os próximos 4 anos. Ponderados os vários cenários, foi proposta do GCL, que mereceu aprovação dos órgãos nacionais da Iniciativa Liberal, juntar forças com a candidatura de Carlos Moedas.
Acreditamos ser esta a melhor solução, em primeiro lugar para Lisboa, mas também para a Iniciativa Liberal.
Autárquicas 2025 – O Desafio.
Por: Pedro Bugarin, Vice-Coordenador do NT de Lisboa
As eleições de dia 12 de Outubro constituirão um marco político transformador para a Iniciativa Liberal.
Será a segunda vez que a IL disputará eleições autárquicas depois de em 2021 ter elegido pela primeira vez 90 autarcas a nível nacional.
Hoje a IL é um partido maior, mais consolidado, cresceu em número de membros e de núcleos e a sua força faz-se sentir na política local de forma mais decisiva.
Em 2025 a IL apresentará candidaturas a mais de 100 municípios, o dobro de 2021, esperando eleger várias centenas de autarcas.

A Dieta Zero de Frases Feitas: Pensar o Estado com Clareza
Por: Vasco Anjos, Membro do NT Lisboa
A Reforma do Estado é uma das ideias mais mediáticas da cena política atual. A nossa ideia, Liberal, sobre a sociedade e o papel funcional que o Estado nela deve ter, é ensurdecedora. Não somos, porém, os únicos culpados deste barulho.
O tempo, que passa sem mudanças, os impostos, que sufocam e aparentam nunca ser suficientes, a dívida, cujo serviço surge como o 5º Ministério em dimensão orçamental, a demografia, que exige novas competências administrativas, a Justiça, que, por se revelar ineficaz, aparenta não existir, a educação, que é a imposta e não a escolhida, e a saúde, que é pouca para que não tem meios… estes, e os outros motivos que, de tanto repetirmos vezes sem conta, viraram frases feitas do discurso político, são os culpados deste barulho.
Ler mais…

Freguesias mais liberais:
O papel das Juntas de Freguesias
Por: Luís Nobre Lucas, Vogal do NT de Lisboa
A política autárquica é por definição a política da proximidade. Ao contrário dos deputados do Parlamento e dos governantes do Estado central, que os portugueses conhecem essencialmente da televisão, os autarcas sabemos quem são, onde tomam café e que ruas frequentam. São abordados pelos eleitores, não tanto para tirarem fotografias, mas mais para ouvirem queixas e exigências. É a política de pessoas para pessoas, sem intermediário.
Cerveja Liberal
A Cerveja Liberal está de férias!
A Cerveja Liberal voltará brevemente com energia recarregada.
Política Externa
Portugal e a Defesa: Entre a Europa, África e o Atlântico
Por: Manuel Matos dos Santos, Membro do NT Lisboa.
Portugal, pela sua geografia, história e laços multilaterais, tem uma posição ímpar entre três mundos que raramente se cruzam de forma articulada: a Europa, o Atlântico e a África lusófona. O desafio que se coloca à nossa geração política – civil e militar – é o de reconquistar relevância nestes três eixos, não por força de retórica ou nostalgia, mas por via de escolhas claras, estratégia e compromissos sustentados.


Jovens Liberais
A maçã envenenada da garantia pública de habitação
Por: Miguel Mendes da Rocha, membro do NT de Lisboa
Uma das principais bandeiras que o governo da AD tem para se apresentar como um partido no qual os jovens se devem rever, é a garantia pública na compra da primeira habitação.
O “MEGAFONE LIBERAL” NAS TUAS MÃOS TAMBÉM!
Um partido liberal é um partido de ideias, plural e descentralizado. Assim apelamos à tua colaboração nesta plataforma de comunicação entre os membros do Núcleo Territorial de Lisboa.
Coloca-nos questões que gostasses de ver respondidas por alguém em específico do partido, envia-nos denúncias de erros e aberrações da atual gestão autárquica, propostas de artigos de opinião e sugestões para a melhoria desta newsletter para: lisboa@liberal.pt.
Ficha técnica
Direção de Mariana Folque e edição de César Caldeira, com o apoio indispensável de todos os liberais de Lisboa.
Publicado a: 16 de maio de 2025