Nas próximas eleições de 12 de Outubro, decidir-se-á o futuro de Lisboa para os próximos 4 anos. Ponderados os vários cenários, foi proposta do GCL, que mereceu aprovação dos órgãos nacionais da Iniciativa Liberal, juntar forças com a candidatura de Carlos Moedas.
Acreditamos ser esta a melhor solução, em primeiro lugar para Lisboa, mas também para a Iniciativa Liberal.
Lisboa não pode voltar para trás e regressar às mãos de um bloco da esquerda, que ainda não conseguiu digerir totalmente a derrota de 2021. Se a nível nacional o PS já começou a afastar-se do radicalismo que o levou a um dos piores resultados eleitorais de sempre e à condição de 3º partido, em Lisboa os socialistas seguem pela via oposta. Não só temos uma das principais figuras do consulado Pedro Nuno Santos como candidata à Câmara, como ainda juntou os partidos mais radicais, constituindo uma ampla frente de esquerda cujo desígnio é ajustar contas com o passado e recuperar o governo da cidade, que acredita, por direito, ser seu.
Lisboa deve olhar para a frente e esse futuro tem de ser mais liberal. Após um exigente processo negocial entre a IL e a equipa de Carlos Moedas, ficaram acordadas um conjunto de medidas e orientações políticas que consideramos importantes para a melhoria da cidade e da vida das pessoas, das quais destaco algumas como a redução e simplificação de taxas e impostos, as questões ligadas à transparência ou à gestão do património, a desburocratização de processos e a reforma da própria Câmara Municipal. A Iniciativa Liberal integra assim este projecto acrescentando-lhe as suas ideias e visão para a cidade, trazendo-lhe novidade e a sua veia reformista.
Integrar a coligação Por Ti, Lisboa é também uma oportunidade para a Iniciativa Liberal levar ao governo da cidade e das freguesias propostas liberais, e mostrar que estas funcionam e também fazem falta no poder local. Os partidos existem para, com base nas suas ideias e valores, exercerem o poder, procurando melhorar a vida das pessoas: é esse o seu nobre propósito. A participação na coligação permitirá à IL ter representação em todas as assembleias de freguesia de Lisboa, em três delas presidir ao respectivo executivo e em várias outras participar no mesmo; permitirá ainda reforçar a sua presença na Assembleia Municipal e participar no governo da cidade com os seusvereadores. É simultaneamente um grande desafio e uma enorme oportunidade que temos pela frente.
No quadro político eleitoral que está estabelecido em Lisboa, existe apenas uma candidatura que representa os valores da responsabilidade, do respeito e da moderação. Essa candidatura é a nossa, é a da coligação Por Ti, Lisboa, encabeçada pelo Carlos Moedas! Todas as outras, à esquerda ou à direita, representam visões radicais e/ou populistas, com propostas de perseguir uns ou outros consoante a sua origem, a sua actividade económica ou as suas posses e património. Todas as restantes candidaturas representam visões iliberais que, na Iniciativa Liberal, sempre combatemos e continuaremos a combater. Este será mais um combate que faremos com energia e convicção, Por Ti, Lisboa!