Os resultados autárquicos em Lisboa constituem uma grande vitória para a Iniciativa Liberal, que alcançou todos os objectivos a que se tinha proposto.
Em primeiro lugar, a integração de princípios e propostas liberais no programa da Coligação Por Ti, Lisboa, como por exemplo: reforma e modernização da Câmara; reforço da transparência; redução fiscal e revisão e eliminação em matéria de taxas, revisão do modelo de higiene urbana, nomeadamente com o fim de competências partilhadas entre CML e Juntas no que diz respeito à recolha do lixo, revisão e simplificação de regulamentos municipais, reabilitação prioritária de património municipal ao serviço das pessoas; regras claras e não ideológicas no que respeita ao alojamento local.
Juntámo-nos ao projecto “Por ti, Lisboa” também com o objectivo de reforçar a única candidatura dos moderados, aumentar a sua maioria e assim impedir que os destinos de Lisboa voltassem às mãos de um PS que, 4 anos depois, ainda não conseguiu digerir a derrota de 2021, e desta vez apareceu aliado aos partidos da esquerda radical. Os eleitores foram claros na sua mensagem: AD+IL obtiveram mais votos do que o somatório dos seus resultados de 2021. Já o bloco das esquerdas perdeu votos face às últimas autárquicas, quando estes partidos concorreram separados. Os lisboetas votaram e disseram não queriam voltar para trás.
Também no que diz respeito à representação da IL nos diferentes níveis autárquicos, cumprimos todos os nossos objectivos. Hoje estamos representados no executivo da Câmara Municipal com 2 vereadores e na Assembleia Municipal duplicámos a nossa bancada, passando de 3 para 6 deputados. Ao nível das freguesias, temos representação em todas, e conquistámos a Junta de Freguesia de Campolide, uma das 3 cuja candidatura foi liderada pela Iniciativa Liberal. Campolide é aliás a única junta de freguesia presidida por um liberal no país. Nas 24 assembleias de freguesias de Lisboa há agora uma voz liberal que se fará ouvir, e em 10 delas temos também presença nos respectivos executivos.
Contas feitas, são mais de 50 autarcas liberais em funções na cidade de Lisboa e a Iniciativa Liberal está agora representada em todos os órgãos autárquicos, na maior parte deles com mais do que um eleito. A partir de agora somos um partido incontornável no que diz respeito à gestão da cidade!
O passado dia 12 de Outubro, marca assim o início de uma nova fase na vida da IL Lisboa. Temos agora um exército liberal espalhado por Lisboa, com vontade de intervir, de reformar, de melhorar a vida das pessoas. Esta oportunidade constitui simultaneamente um enorme desafio, para o partido em geral e para Lisboa em particular, que terá de se adaptar a esta nova realidade e ao exercício do poder, e que terá necessariamente de se estruturar enquanto partido autárquico, com vista a maximizar e potenciar o trabalho dos autarcas liberais.
Uma palavra final para agradecer a todos os que apoiaram e deram a cara pela Iniciativa Liberal neste projecto, muitas vezes com sacrifício pessoal! Sem a vossa ajuda, disponibilidade e apoio esta vitória liberal não teria sido possível!
Agora, vamos ao trabalho para Pôr Lisboa a Funcionar!