Pular para o conteúdo

Crescemos. E agora?

Coordenação Autárquica
16 de novembro de 2025 por
Crescemos. E agora?
Luís Nobre Lucas

As eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro marcaram um momento de viragem na história do Núcleo de Lisboa da Iniciativa Liberal. Haverá pela primeira vez medidas escritas pela Iniciativa Liberal no programa de governo da cidade. E haverá, também pela primeira vez, vereadores liberais para as executar. O grupo parlamentar da IL na AML passou de três para seis deputados e nas freguesias o partido cresceu de 14 para 49 mandatos, com presença em todas as freguesias de Lisboa.

Foi uma enorme vitória do núcleo e dos seus membros. E, como sempre depois de alcançado um objetivo, impõe-se a pergunta: e agora? Agora o núcleo tem de se reestruturar para fazer face aos desafios que a presença conquistada irá impor. A participação nos executivos, tanto da Câmara como das juntas, implica trabalho diário e contínuo. E a formação, capacitação e apoio a um tão grande número de autarcas obriga a uma coordenação ainda mais ativa e à chamada à participação de todos os membros.

Iremos construir cidade, melhorando e reformando a cada passo, no desafio sempre exigente de não sermos maioria sozinhos e de trabalharmos com forças tantas vezes com visões tão diferentes do papel das autarquias na vida das pessoas. Precisaremos tanto de ambição como de realismo, de visão como de pragmatismo, com a certeza de que cada medida executada fará diferença na vida da cidade e com a convicção de que Lisboa será daqui a quatro anos um lugar melhor para se viver, para se estudar, para se trabalhar e para se visitar.

A cidade espera hoje muito mais de nós e precisamos de garantir que a expectativa será honrada

Regressar ao Megafone

Crescemos. E agora?
Luís Nobre Lucas 16 de novembro de 2025
Partilhar este artigo
Etiquetas
Arquivo
Cotrim, porque sim!
Um apelo de esperança num candidato de confiança