Lisboa está de luto depois do trágico acidente com o elevador da Glória na passada quarta-feira.
O choque para a cidade e a dimensão humana do sofrimento que este terrível acidente provocou, impõem aos agentes políticos uma atitude de seriedade e responsabilidade, que deve começar, desde logo, pelo respeito para com as vítimas e os seus entes queridos, pela sua dor e pela sua perda. Este é o momento de manifestar solidariedade e apoiar as vítimas e as suas famílias nas várias dimensões em que isso seja possível.
Estão em curso diversas investigações, peritagens e avaliações técnicas, que são essenciais para compreender o que aconteceu e obter dados e informações que permitam apurar as causas reais deste acidente.
A informação que resultar das investigações e auditorias das nossas instituições, nas quais os cidadãos depositam a sua confiança, é crucial para, de uma forma séria, se avaliar as responsabilidades pelo sucedido e garantir que uma situação destas não se repete. São essas respostas que todos exigem.
A Iniciativa Liberal entende que este é um momento de liderança e apela a que se concentrem os esforços no apoio às vítimas e seus familiares, no apuramento dos factos e numa comunicação assertiva e transparente junto da população.
A Iniciativa Liberal repudia qualquer aproveitamento político, ou de fins eleitorais, sobre esta situação dramática, assim como atitudes que se apressam a pedir responsabilidades quando ainda falta saber exatamente o que aconteceu e porque aconteceu. O apuramento e a assunção de responsabilidades têm de ser feitos de uma forma rigorosa e em função dos factos que vierem a ser conhecidos, e é fundamental que tal aconteça em tempo útil.
A Iniciativa Liberal Lisboa revê-se nas preocupações, e acompanha as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, na sua exigência pelo rápido apuramento dos factos, inclusive através de uma perícia externa e independente.
A gravidade e seriedade destes acontecimentos exige dos partidos políticos e daqueles que ocupam cargos de responsabilidade pública razão e serenidade, em respeito pelas vidas humanas perdidas e na procura intransigente da verdade.
A Iniciativa Liberal atentará com diligência as conclusões das investigações em curso não deixando, no tempo e local próprios, de exigir a assunção das responsabilidades devidas.
Este é o tempo da procura de respostas e de factos, das instituições e da perícia.
Essa é a averiguação que os portugueses exigem para o cabal esclarecimento deste infeliz e trágico acontecimento na cidade de Lisboa e garantia de que episódio semelhante não volte a ter lugar.
Lisboa, 6 de setembro de 2025
Grupo de Coordenação Local de Lisboa da Iniciativa Liberal